Ofensiva negritude(comunidade do facebook e blog)
Ofensiva Negritude
Boa noite coordenadores do Programa Mais Médicos
Sou médica brasileira formada no exterior e revalidada, alocada no município do Paraná, na cidade de Santa Helena na segunda chamada.Hoje pela tarde, a Secretária municipal de saúde, Sra Teresinha Bottega e sua secretária, Cristiane, me chamaram para organizarmos as atividades a serem realizadas na estratégia de saúde da família. Porém ao entrar na sala da Secretária de saúde, a mesma verbalizou que sentia muito falar disso, porém havia um problema: meu cabelo. Que os pacientes estavam acostumados com um padrão de médicos, e que eu poderia encontrar dificuldades pelo preconceito que meus pacientes poderiam ter com meu cabelo. A Sra Cristiane perguntou se eu usava aplique, que meu cabelo exalava um cheiro forte, estranho, e a Sra Teresinha completou que parecia incenso. Eu falei que estamos dentro de uma sociedade onde 50% e mais da população é negra, e que o contexto sócio-histórico no qual estamos inseridos de racismo, discriminação e preconceito, faz com que as pessoas tenham reações racistas, discriminatórias e preconceituosas, porém que estes fatos não iriam influenciar na minha capacidade profissional e relação médico paciente. Que sim o racismo existe e que enquanto intelectual e profissional da saúde, não poderia responder de outra forma que não intelectualmente apenas emanando e demandando respeito enquanto ser humano e profissional, e que as diferenças existem para que sejam superadas da melhor forma possível. E que eu não gostaria de nenhum comentário a respeito do meu cabelo, simplesmente isso. Cada pessoa deve ser respeitada independentemente de seu cabelo, cor da pele, crenças ou escolhas pessoais, e que as mesmas não podem interferir na qualidade profissional, portanto nem deveria ser ponto de pauta de uma reunião para definição de trabalho.
Sinceramente me senti sim discriminada, posto que o que pensam a respeito da minha aparência, é pessoal de cada indivíduo, porém não necessariamente deve ser verbalizado sem saber que podem gerar consequências para além das legais, psicológicas, físicas, mentais e espirituais.
Sou preta, africana, mulher, de dreadlocks e médica. Quer queiram quer não.
Ao final desta pauta seguimos com as realmente relativas ao trabalho, sem nenhum tipo de retratação de ambas por conta de suas infelizes colocações.
Aguardando uma posição do Ministério da Saúde.
Att,
Thatiane Santos da Silva.
Médica Clínica Geral.
424 pessoas curtiram isso.
Escreva um comentário... ( COMENTÁRIOS DO FACEBOOK , ABAIXO)
Mariana Veloso
Embora nunca tenham verbalizado, sinto a mesma coisa quando entro no fórum aqui no Rio de Janeiro sendo uma advogada de black power. Aceita que dói menos, gente racista.
Tão acostumados com padrão eurocêntrico de médicos, né?
Pois vai ter médica negra de dread sim. E podem preparar pq vai ter negres na medicina, no judiciário, nas faculdades e etcs sim. E só vamos aumentar
Curtir · · Responder · Mais · Há 5 horas
Doutora Thatiane mesmo a senhora tirando o cabelo,o racismo vai continuar do mesmo jeito.Não abaixe a cabeça para o preconceito.
Curtir · · Responder · Mais · Há 6 horas
Luiz Carlos Macedo Moura
"[...] os pacientes estavam acostumados com um padrão de médicos, e que eu poderia encontrar dificuldades pelo preconceito que meus pacientes poderiam ter com meu cabelo".
Pois o "padrão" está mudando, se vai ter dificuldade de aceitar a mudança, usa K.Y que vai doer menos... Nós vamos invadir sua praia!
Curtir · · Responder · Mais · Há 6 horas
Sou manipulador de medicamento sempre aparece alguém novo por aq e falam sobre meu cabelo, como consegui o cargo, sou descriminado de algumas áreas limpa pelo mesmo sim, mais tenho mais de 3 anos nesse laboratório e qurm tem preconceito sobre meu cabelo são os mais sentem inveja, e os querem q manípulo nos seus setores. Simplesmente quero q eles se fodam se até o dono do laboratório me vê assim a tanto tempo e não me mandou embora...
Curtir · · Responder · Mais · Há 5 horas
Curtir · · Responder · Mais · Há 4 horas
Você é linda!!!
Curtir · · Responder · Mais · Há 3 horas
Parabéns. Puro preconceito e racismo sim. Vá em frente. Tem muita gente humana com você.
Curtir · · Responder · Mais · Há 6 horas
"Acreditamos que as pessoas sejam muito mais produtivas quando não precisam esconder o que são" palavras de Arjan Dijk vice presidente de marketing de uma multinacional e matéria de capa de revista. Porque é tao difícil aceitar o outro com suas escolhas e particularidades, afinal o que conta é a sua capacidade profissional e ou a sua aparência física, acredito que dentro dessa instituição publica a mesma passou por provas para medir suas habilidades técnicas e teóricas e não a sua aparência e ou estou errada?!?
Editado · Curtir · · Responder · Mais · Há 2 horas
Curtir · · Responder · Mais · há 1 hora
Em casos assim somente acionando a Justiça. Lamento!
Curtir · · Responder · Mais · Há 2 horas
Davi Moura
Linda! E arrasou na postura!
Curtir · Responder · Mais · Há 6 horas
que situação ridícula que você teve que passar. as pessoas precisam urgentemente CONVIVER com cabelos negros E NÃO ALISADOS pra acabar com esse medo do que não deveria ser tão diferente assim. ter medo do que é negro é racismo sim, e pura ignorância
todo apoio a você!
Curtir · Responder · Mais · Há 6 horas
Que absurdo....muito preconceito....vc tem que levar isso pra frente...não pode deixar passar....
Curtir · Responder · Mais · há 1 hora
Zakiya Carr
Voce tem um espiritu forte uma consciência bem formada. O problema não é você o problema são estes indivíduos e o sistema racista em que vivemos. Sou profissional de dreads negra dos EUA e conheço médicas e outras profissionais negras com dreads. Estamos aqui irmã! Estamos contigo para saber como saia seu caso. Que orgulho temos de você e o que você vem fazendo com sua vida. #hugs #respect
Curtir · Responder · Mais · há 1 hora
Arrasou !
Curtir · Responder · Mais · Há 6 horas
Eu penso q não se trata só de vc. Em geral o médico deve passar higiene e cuidados com unhas enormes, como já vi. Cabelos? Acredito q qquer médica poderia usar um cabelo preso para se tornar mais higiênico, para aquelas q gostam de seus cabelos compridos.
Editado · Curtir · Responder · Mais · Há 6 horas
bota elas duas no pau. e rápido.
Editado · Curtir · Responder · Mais · Há 4 horas
Eita pessoas sem noção, devem ter lindos cabelos na base das escovas e tinturas e se acham melhores que o mundo. Uia.
Curtir · Responder · Mais · há 1 hora
Patrícia Farias
Linda...e cheia de um dom ...
Parabéns... Apoiada.
Curtir · Responder · Mais · Há 4 horas
concordo em tudo que falaste mas uma frase resume tudo isso;CADA PESSOA DEVE SER RESPEITADA!!!boa sorte em tua caminhada ! que anjos de luz te protejam;
Curtir · Responder · Mais · Há 2 horas
Passo por esse constragemento toda hora. Infelizmente o preconceito é real mas não estou nem ai .cambada de fd.p.
Curtir · Responder · Mais · Há 2 horas
Infelizmente essa região é colonizada por alemães. São e sempre foram muito preconceituosos...
Curtir · Responder · Mais · há 1 hora
Vc vai de chá que ofusque o seu brilho preta, por pessoas mal educadas ignorantes, erga essa cabeça e vai á luta, e pessoas dessas espécies tem que f++++++ agente , negro sim guerreira sempre um forte abraço.......
Curtir · Responder · Mais · há 1 hora
Avante querida, precisamos de profissionais competentes . Basta!
Curtir · · Responder · Mais · há 1 hora
Agnaldo Santiago
Aceitem que dói menos!!
Curtir · · Responder · Mais · Há 2 horas
"Cotas pra que?", "Racismo não existe", "lá vem esse povo com esse papo de racismo de novo", "isso (racismo) já foi superado", "o problema é social, e não racial" (...)
Curtir · · Responder · Mais · Há 3 horas
Parabens Tathiane !!! Va em frente ! SUCESSO .
Curtir · Responder · Mais · Há 2 horas
Zakiya Carr
Luciana Moura Morgan que difícil ouvir mas sabemos que a luta de ser nos mesmo é uma luta de todos os dias.
Curtir · Responder · Mais · há 1 hora
Pio Reis
O caminho é o processo por crime de ódio e racismo..e pronto essa gente estupida só entende essa linguagem !...
Curtir · Responder · Mais · Há 4 hor
Comentários
Postar um comentário