ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS- Dilma/Socialismo/Utopia/Esquerda X Aécio/Capitalismo/Direita- O que é melhor para o Brasil- De que lado você está...



 Rio de Janeiro, 05/11/2016

Faço esse texto para responder um comentário  no Facebook do amigo Luiz Autran em 02/11/2016 (Dia de Finados- Morte das Esquerdas/Ideais Socialistas?!- acho que não), onde faz uma indagação sobre o tamanho do Estado Brasileiro, que segue abaixo:
" Essa é uma discussão que vem desde Robin Hood. Todos os cidadãos pagam tributos que são apropriados pelo Estado e geridos por uma elite. Que tal reduzir o tamanho do Estado ao ponto de ninguém mais ter tanto interesse assim pela apropriação do que sobrar? Pagaríamos menos tributos e teríamos menos desvios."
Pensei nessa postagem de 2 anos atrás para responde- lo, mas muita coisa aconteceu nesse intervalo, inclusive um "GOLPE JURÍDICO/PARLAMENTAR DE ESTADO" (Dia da morte da DEMOCRACIA, mas acho que não, pois só pode morrer o que está vivo em sua plenitude ) e Eleições municipais com uma derrota vertiginosa dos partidos de Esquerda, principalmente o PT. Muitas ideias passaram na minha cabeça de como responder essa e outras perguntas que surgem nesse momento de pseudo vitória do CAPITALISMO/CONSERVADORISMO sobre nossos ideias "SOCIALISTAS/LIBERTÁRIOS para o Brasil, onde o que mais tenta- se propagar é que com o quase extermínio de uma "SIGLA", aliado a uma "DITADURA LEGISLATIVA DESSA DIREITA CONSERVADORA", com ações retrógradas profundas para se perpetuarem no poder e assim brecar avanços no rumo de uma sociedade mais igualitária. Sempre repito isso, não sou um idealista doutrinário, não li Karl Marx, A Ilha ou livros do gênero, sou um "SOCIALISTA UTÓPICO", e podem me criticar por isso, por esse motivo não compactuo que o poder só pode ser tomado por meio de uma Revolução Armada (Vide Venezuela, Cuba), mas sim da inteligência, do raciocínio lógico, do acordo, da união das pessoas em prol de um único objetivo, o "BEM ESTAR DE TODOS".
Em qual sistema político isso seria possível? No sistema capitalista vigente que não, pois independente de ideologias, este sim já deveria estar morto, enterrado, em razão das suas mazelas mais do que evidentes. Por isso, amigo Autran, falar em diminuir o "TAMANHO DO ESTADO" em nosso "SISTEMA CAPITALISTA SELVAGEM" me soa irracional, onde faltam recursos para saúde, educação e muitas outras obrigações do governo. Nós da classe média não pagamos tributos para sustentar o"estado" dos pobres e sim para aumentar/manter o patrimônio dos ricos, quando seria mais lógico aumentar a renda das pessoas, permitindo que uma grande maioria pudesse se manter, reduzindo gastos desse tal estado com saúde e educação pública por exemplo, assim como o seu déficit, mas avançando rumo ao SOCIALISMO. No pouco que estudei e no muito que vivi, em qualquer organização social vão existir lideranças, normalmente positivas, e em consequência se formarão ELITES em qualquer Sistema Político, mas quando o poder econômico impera, nem sempre serão os melhores ou quase nunca, pois seriam excluídas uma grande parte das pessoas, sendo esse poder exercido por uma minoria muitas vezes sem condições de estar no poder, em todos os segmentos da vida. Em uma lógica matemática, quanto maior o material humano, sendo este bem preparado, caso essas elites se formem no socialismo, teríamos maior  possibilidade de termos os melhores no topo de nossa sociedade.





 ________________________________________________________________________________
Postado em Outubro de 2014 
Toda a miséria, fome, Segurança precária (pode piorar), Saúde pública, Educação, saneamento básico que temos em nosso país é devido ao nosso sistema (CAPITALISTA), herança de governos passados, que impede de sermos um país mais justo e solidário. Hoje inicio alguns comentários sobre um suposto Governo SOCIALISTA BRASILEIRO que um dia sonho termos. Por exemplo: Seriam criados "CONSELHOS POPULARES" empregados públicos, que teriam a função de fiscalizar, orientar e instruir a população com noções de "CIDADANIA" e "POLÍTICA". Fiscalizar o trânsito, lixo na rua, transporte público, etc.... E receberiam também reclamações, acionando o ente público responsável. Seriam estes os formadores de novos membros, massificando estas unidades em todas comunidades do Brasil, de todas as classes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas