Efeito Dunning-Kruger- O porquê das pessoas incompetentes acharem que são incríveis

"O problema com o mundo é que os estúpidos estão sempre cheios de certezas, e os inteligentes cheios de dúvidas."
Bertrand Russel


EFEITO DUNNING-KRUGER: é o fenómeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos; é a sua incompetência que os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros.[1] Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.

Em contrapartida, a competência real pode enfraquecer a autoconfiança e algumas pessoas muito capacitadas podem sofrer de inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitados assim e subestimando as próprias habilidades, chegando a acreditar que outros indivíduos menos capazes também são tão ou mais capazes do que eles. A esse outro fenómeno dá-se o nome de síndrome do impostor.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Efeito_Dunning-Kruger




Meu Comentário: Pegando carona na postagem de hoje do Professor Nilson Henrique de Queimados/RJ no Facebook, mas não consegui o vídeo da publicação original, substituindo- o por este acima.

 Enquanto assistia,  no auge dos meus 59 anos, tento fazer uma autocrítica para saber se me incluo ou não entre essas pessoas que sofrem de "Superioridade Ilusória". Imagino que tudo passa pela auto- estima, a busca desse equilíbrio, além da noção mais próxima da realidade entre o que você é e como o mundo o vê.

No caso, superestimar- se representa o fracasso em qualquer área de atuação, influenciando até sua vida pessoal, pois tornar- se- a um indivíduo arrogante, sem humildade para admitir e/ou corrigir seus erros.

No outro extremo encontram- se as criaturas com  baixa auto- estima, que os impede de realizar até tarefas mais simples por não acreditar no seu potencial, aumentada muitas vezes pelo meio em que vivem por não as incentivarem ou até fazerem o possível para diminuir ainda mais a sua auto- confiança. Alguns outros fatores, como a beleza física fora dos parâmetros instituídos pela sociedade e o nível sócio- econômico contribuem também para isso.

Voltando aos donos da verdade, psicopatas de plantão, não sei se tem cura, pois contam com a  concordância e ajuda de seus pares, ávidos por confirmarem entre si suas premissas e afirmações, mesmo que fantasiosas, visto que uma mentira dita muitas vezes torna- se uma verdade.

Por achar que sabem muito, no topo da máxima inteligência, não procuram informar- se sobre os assuntos que acham que dominam, propagando sua ignorância, como uma doença contagiosa infectando a população não vacinada contra essa epidemia, principalmente a brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas