Desorganização atrapalha funcionamento do cérebro e provoca estresse

Fonte Jornal Extra


O fim de semana chega e é hora de tentar pôr ordem à bagunça acumulada durante toda a semana. Se essa tem sido sua rotina nos dias de folga — e mesmo assim, o problema parece nunca chegar ao fim —, melhor rever seus hábitos. Segundo especialistas, viver em meio à desorganização gera estresse e perda de tempo, o que interfere diretamente no bem-estar e na qualidade de vida.
Segundo o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, ser organizado facilita o trabalho do cérebro, pois permite que ele tenha previsibilidade para executar tarefas.
— Quando está tudo embaralhado e alguém procura algo, o cérebro gasta tempo e performance para achar o que se quer. Com isso, ele fica cansado e há queda de rendimento em atividades que exigem mais energia, como tomada de decisões, por exemplo — diz o médico. — Se o ambiente está arrumado, a pessoa já parte do meio do caminho. Isso traz tranquilidade, gera serotonina (neurotransmissor) e controla o bem-estar.




De acordo com a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante, toda bagunça é resultado de uma procrastinação que, em geral, se deve a alguma insatisfação.
— Se as pessoas não estão felizes, elas ficam empurrando tudo com a barriga — afirma a especialista em comportamento humano.
Para as crianças, organização é fundamental para o aprendizado. Estudar em ambientes desarrumados dificulta a concentração em uma só tarefa, o que atrapalha a consolidação de informações no cérebro.
— Os pequenos pegam o exemplo dos pais. Não adianta dizer a eles para manter o quarto impecável se o resto da casa está bagunçado — diz Myriam Durante.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

- Nesse curto e interessante texto, vi que uma das minhas grandes preocupações durante toda a minha vida, que é ser " ORGANIZADO" uma das minhas virtudes que tentavam colocar como um defeito. Minha avó Rosa Mesquita sempre dizia que desde pequeno quando chegava da escola, dobrava regiamente meu uniforme antes de guarda- lo e isso marcou positivamente a minha vida, tanto pessoal como profissional. Mas mesmo assim, muitas vezes fui cobrado por essa lógica de manter uma disciplina de guardar meus pertences sempre nos mesmos lugares, procurando ter uma ordem cronológica (documentos), cor, tamanho, dia de uso, pois nunca gostei de perder tempo procurando ou escolhendo qualquer coisa, muito menos roupas para trabalhar, visto que nunca fui vaidoso, apesar de gostar e necessitar estar bem trajado devido a minha origem e profissão ( depois falo mais sobre isso). De resto, o texto é bastante elucidativo, deixando bem claro quanto as desvantagens da bagunça em nosso cotidiano.

Comentários

Postagens mais visitadas