Transporte Público Brasil ×Colômbia

           
                                  Rio de janeiro
O sistema Bus Rapid Transit (BRT) foi ovacionado como solução sustentável, de execução rápida e baixo custo para o transporte público brasileiro, durante o seminário nacional 2012 da Associação Nacional das  Empresas de Transportes Urbanos (NTU), realizado esta semana em Brasília. Sob o tema A  Nova Mobilidade Urbana, o evento destacou do começo ao fim o BRT, modal de transporte escolhido por diversas cidades brasileiras para a Copa do Mundo de 2014.  A Região Metropolitana do Recife é um exemplo, com a perspectiva de implantação de quase 100 quilômetros de corredores de BRT (por aqui chamado de TRO – Transporte Rápido por Ônibus), com o Norte-Sul (entre a cidade de Igarassu e o Recife, com dois eixos – um pela Avenida Agamenon Magalhães e outro pela Avenida Cruz Cabugá) e o Leste-Oeste (um único eixo ligando o Centro do Recife à cidade de Camaragibe, pelas Avenidas Conde da Boa Vista e Caxangá).Durante o seminário se destacou que o sistema BRT está presente com sucesso em 140 cidades do mundo, das quais 18 são latino-americanas. E que o Brasil, em função do Mundial de 2014, está tocando 20 projetos de BRT, incluídos num pacote de investimento que totalizam  R$ 11,5 bilhões, dos quais R$ 7,7 bilhões são financiamentos assumidos pelos Estados e municípios. “O sistema BRT opera basicamente como o metrô, com  a diferença que os custos de implantação chegam a ser 10 vezes mais baratos e o tempo de construção infinitamente menor, podendo ser de apenas 18 meses”, defendeu o presidente da NTU, Otávio Cunha. Essas
Campinas
características do BRT fazem com que em alguns países ele seja chamado de Metrobus, como acontece no México. Presidente da NTU, Otávio Vieira. Foto: NTUO melhor painel do evento foi o que abordou o BRT como solução global para a mobilidade urbana sustentável. Entre os palestrantes, Luiz Antônio Lindau, diretor-presidente da Embarq Brasil, entidade mundial que auxilia governos e empresas no desenvolvimento e implantação de soluções sustentáveis para os problemas de transporte e mobilidade nas cidades brasileiras. Numa apresentação objetiva, Lindau retratou a eficiência do BRT e deu rápidas orientações de como implantar um sistema.Também alertou para a necessidade de o Brasil reagir rapidamente à perda de passageiros no transporte público, caso contrário, ela será cada vez maior, chegando a 35% até 2030. A qualidade e eficiência de um sistema BRT bem implantado podem ser atrativos para novos usuários. “Uma das maiores vantagens do BRT é a face sustentável que possui, sendo um forte candidato como eixo estruturador das cidades. Implantar um sistema de BRT não é apenas investir em transporte público de qualidade, mas integrá-lo como elemento fundamental do planejamento urbano. O BRT permite a requalificação das calçadas, a ampliação da acessibilidade e, principalmente, necessita da integração com outros modais, como as bicicletas e os ônibus convencionais”, defendeu.No site da Embarq (www.embarq.org) e em vários outros sites da internet encontram-se manuais de orientação para implantação de sistemas de BRTs, que podem servir de guias para as cidades. “Mas é importante rssaltar que o BRT não é um sistema de ônibus comum. É um sistema de transporte, que precisa ter prioridade viária e estar integrado com outros modais. Não pode existir apenas um corredor de BRT numa cidade. E o R da sigla BRT, que significa rápido, é a mais importante de todas. Caso contrário, vira apenas BT, ou seja, bus transit (ônibus no trânsito)”, alertou Lindau.
Bogotá

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