Dia Consciência Negra- Sobram Talentos mas faltam oportunidades



Nada a Comemorar nesse dia


Apesar de muito orgulhoso em razão do resgate de nossa Beleza Negra, com nossos Black power e cabelos cacheados, mas muito decepcionado em razão dos pouquíssimos avanços do Brasil em suas ações afirmativas.

Provavelmente vou ser repetitivo, por sempre comentar sobre as injustiças a população afro- descendente em outras publicações, mas nesse dia ao assistir no Canal Brasil o documentário Cidade de Deus 10 Anos Depois, motivou essa nova postagem.

O filme de 2002 é um marco no cinema e na cultura nacional ao de retratar a nossa realidade, com todas suas mazelas, iniciando a recuperação da indústria cinematográfica nacional.

Não há como negar a influência dos governos populares do PT a partir de 2003 nesses avanços, com políticas de incentivo, mas infelizmente já no documentário em 2012 deixa explícito que os horrores de nossa " SEGREGAÇÃO RACIAL" e " ECONÔMICA" continuavam com um câncer em nossa sociedade, ao mostrar a realidade vivida por alguns personagens do filme, a maioria negros, como Rubens Sabino que chegou a morar na Cracolândia em São Paulo e Ivan da Silva Martins preso em 2017 por suspeita da morte de um PM em confronto no Vidigal onde era apontado como um dos chefes do tráfico do local.



Realidade e Ficção caminhando lado a lado, onde jovens talentos foram resgatados para depois confundirem- se com seus personagens, numa amostra do que acontece em nosso dia a dia com a maior parte de nossa juventude negra, favelada e periférica.

Tudo isso mostra o caminho que deveria ser seguido com investimento ( não gasto) na Educação, Esporte e principalmente Cultura como forma de socialização e resgate desses jovens, mas preferem combater cotas raciais e outras ações afirmativas, dificultando e/ou paralisando os pequenos avanços obtidos nos últimos anos.






Comentários

Postagens mais visitadas