Jogos olímpicos 2016 (g1.com)



A partir de 5 de agosto de 2016, cerca de 4,5 bilhões de espectadores estarão de olhos fixos no Rio de Janeiro para acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Do orçamento de R$ 38,2 bilhões, R$ 24,6 bilhões estão sendo gastos em obras que ficarão de herança para a cidade.

A população, que vive em meio a um imenso canteiro de obras, aguarda para aproveitar os legados prometidos: novas áreas esportivas; melhorias no sistema de transportes, com BRTs e extensão do metrô até a Barra da Tijuca; obras contra enchentes; novas escolas públicas; e, por fim, a revitalização da Região Portuária do Rio.

No dossiê de candidatura, apresentado em 2009, eram 17 projetos de legado. Hoje, o número subiu para 27. A um ano do início do maior evento esportivo do planeta, o G1 apurou como está o andamento da principais obras.
Total: R$ 1,18 bilhão
O VLT tem 28 quilômetros e 32 paradas. Vai conectar a Região Portuária ao Centro e ao Aeroporto Santos Dumont. A previsão é beneficiar 300 mil passageiros por dia com a integração com metrô, trens, barcas, BRT e o teleférico da Providência. Iniciada em fevereiro de 2014, a obra é executada pela prefeitura com recursos do governo federal e da iniciativa privada.
Situação
Entrega prevista para 2º trimestre de 2016. Na Matriz de Responsabilidades da Autoridade Pública Olímpica, o projeto está com índice de maturidade 4, equivalente a mais de 70% da obra pronta.
Foto: Felipe Santos / Porto Maravilha / Divulgação

Ampliação do Elevado do Joá



Total: R$ 457,95 milhões
A ampliação do Elevado do Joá vai servir para melhorar o acesso entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca. Estão sendo construídas duas novas pistas e dois novos túneis paralelos aos atuais com 5 km de extensão. A obra, iniciada em abril de 2014 com dinheiro da prefeitura, vai aumentar em aproximadamente 35% a capacidade viária do elevado. Também haverá uma ciclovia no viaduto atual, com vista para a praia de São Conrado.
Situação
Entrega prevista para 2º trimestre de 2016. Na Matriz de Responsabilidades da Autoridade Pública Olímpica, o projeto está com índice de maturidade 4, equivalente a mais de 70% da obra pronta.
Foto: Renato Sette Camara / Prefeitura do Rio / Divulgação

BRT Transolímpica e Transoeste



Total: R$ 2,39 bilhões
O BRT Transolímpica vai atender 70 mil passageiros por dia e reduzir o tempo de viagem entre a Barra da Tijuca e Deodoro em 54%. Serão 26 km de extensão (13 km de Via Expressa) e 17 estações. O Transoeste, inaugurado em 2012, está sendo ampliado para se integrar à Linha 4 do metrô. A previsão é beneficiar 230 mil passageiros. A extensão do BRT terá 59 km com 66 estações/terminais. Haverá ligação com a Transcarioca, em Curicica (Jacarepaguá), com a Transoeste (Recreio dos Bandeirantes) e com trens da Supervia, em Deodoro.
Situação
Entrega prevista entre 1º e 2º trimestre de 2016. Na Matriz de Responsabilidades da Autoridade Pública Olímpica, o projeto está com índice de maturidade 4, equivalente a mais de 70% da obra pronta.
Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

Linha 4 do Metrô Rio



Total: R$ 8,79 bilhões
A Linha 4 (Barra da Tijuca - Ipanema) a obra mais cara em execução no Rio. A previsão é transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 km de extensão. As obras foram iniciadas em junho de 2010 com recursos do governo estadual e privados.
Situação
Entrega prevista para 1º trimestre de 2016, após uma fase de testes. Na Matriz de Responsabilidades da Autoridade Pública Olímpica, o projeto está com índice de maturidade 4, equivalente a mais de 70% da obra pronta
Foto: Divugação / Linha 4
nto das principais obras.

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